XIV Seminário Internacional Paulo Freire- Marcas do Mestre
Nos dias 12 e 13 e Setembro de 2016 em representação da AELAC/BRASIL participei através de uma conferência no Seminário Paulo Freire realizado em um dos auditórios da UNICAMP ( Universidade de Campinas)
O Seminário teve como tema, Marcas do Mestre, discutindo como o pensamento de Paulo Freire é importante nos momentos atuais e extremamente difíceis que estamos vivendo
. Na abertura o vice reitor , Francisco Genesio e outros professores presentes demonstravam a grande preocupação com o momento de grave crise politica tendo um governo incompetente , golpista e traidor e Ministros completamente despreparados para o cargo , ao lado de um congresso altamente reacionário e atrasado alem de corrupto em sua grande maioria.
Francisco Genesio tornou publico o seguinte manifesto:" A Coordenação do Seminário Internacional repudia veementemente a atitude inescrupulosa e impiedosa de alteração feita no conteúdo da biografia de Paulo Freire na Wikipédia, colocando o Patrono da Educação Brasileira em xeque. Grande Educador, reconhecido internacionalmente , honrado, humano, "Cidadão do Mundo" e que nunca deixou de lado seus princípios e a preocupação com a educação brasileira. Seu desafio sempre foi de educar para transformar e educar para a vida.
" Não há diálogo (...) se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não ha amor que a infunda" ( Paulo Freire).
Em seguida começaram as conferências que versaram principalmente sobre experiências de alfabetização. Francisco representante da Colômbia relatou os problemas relacionados a conflitos entre camponeses e indígenas em seu pais, sendo estes conflitos de origem de luta por ocupação de territórios, pois como no Brasil as terras estão concentradas em grandes latifundios surgem estes conflitos. Para ele a educação tem um papel importante sempre ligando a teoria à prática.
Sonia Couto representante do Instituto Paulo Freire salientou a importância de sempre reinventar o pensamento freireano. Destacou nosso grande desafio em relação a pobreza de conteúdos e a perda de significado da educação . Escola Sem Partido, Escola da Mordaça, ameaça de privatização das escolas publicas. A luta do Instituto é pela educação pública, popular e emancipadora. Temos que fazer valer nosso bem maior que é a Democracia.
Leila Maria educadora Popular do Lago de Paranoá em Brasilia relata a experiência do Centro de Cultura de Paranoá, no trabalho com os grandes oprimidos que ai vivem O Ipê é o simbolo de nosso pais , cascudo como nossas lutas Belo e resistente Quanto mais ha seca , mais ele floresce. Sua força é como a de nosso movimento, como a luta popular de resistência. Marcela representante da Argentina falou sobre sua experiência em alfabetização com grupos populares.
Minha participação teve dois eixos a Democracia e a questão dos Direitos da Pessoa como foram tratados por Paulo Freire um educador que tinha presente em toda sua vida ações democráticas por isso tinha como principio de sua concepção pedagógica tinha por base o diálogo e a participação O conhecimento, não é transmitido mas sempre construído coletivamente com a participação de todos. Foi um importante encontro de educadores porque precisamos estar juntos para nos fortalecer e assim sermos mais fortes para nossas lutas de resistência que termos que travar.
" Não há diálogo (...) se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não ha amor que a infunda" ( Paulo Freire).
Em seguida começaram as conferências que versaram principalmente sobre experiências de alfabetização. Francisco representante da Colômbia relatou os problemas relacionados a conflitos entre camponeses e indígenas em seu pais, sendo estes conflitos de origem de luta por ocupação de territórios, pois como no Brasil as terras estão concentradas em grandes latifundios surgem estes conflitos. Para ele a educação tem um papel importante sempre ligando a teoria à prática.
Sonia Couto representante do Instituto Paulo Freire salientou a importância de sempre reinventar o pensamento freireano. Destacou nosso grande desafio em relação a pobreza de conteúdos e a perda de significado da educação . Escola Sem Partido, Escola da Mordaça, ameaça de privatização das escolas publicas. A luta do Instituto é pela educação pública, popular e emancipadora. Temos que fazer valer nosso bem maior que é a Democracia.
Leila Maria educadora Popular do Lago de Paranoá em Brasilia relata a experiência do Centro de Cultura de Paranoá, no trabalho com os grandes oprimidos que ai vivem O Ipê é o simbolo de nosso pais , cascudo como nossas lutas Belo e resistente Quanto mais ha seca , mais ele floresce. Sua força é como a de nosso movimento, como a luta popular de resistência. Marcela representante da Argentina falou sobre sua experiência em alfabetização com grupos populares.
Minha participação teve dois eixos a Democracia e a questão dos Direitos da Pessoa como foram tratados por Paulo Freire um educador que tinha presente em toda sua vida ações democráticas por isso tinha como principio de sua concepção pedagógica tinha por base o diálogo e a participação O conhecimento, não é transmitido mas sempre construído coletivamente com a participação de todos. Foi um importante encontro de educadores porque precisamos estar juntos para nos fortalecer e assim sermos mais fortes para nossas lutas de resistência que termos que travar.
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