Memorial PAULO FREIRE - Diálogo com a Educação.
Dia 6 de Setembro de 2013 foi lançado mo Auditório da UNICAMP o livro Memorial Paulo Freire, Dialogo com a Educação. Reune trabalhos de diversos autores que foram apresentados desde 1995, nos Seminarios Internacionais Paulo Freire que aconteceram nesta Universidade.Embora os textos sejam de diferentes autores o elo de ligação entre eles´, são os pricipios e a base conceitual do pensamento freireano. Contempla as ideias deste grande educador considerado por Henry Giroux como um intelectual de fronteiras, pois foi capaz de romper as fronteiras ideológicas, culturais e teóricas que o prendiam, impedindo que ele pudesse descobrir novas tradições críticas e de transformação. Ser cruzador de fronteiras significa que se tem que descobrir de novo as tradições, não dentro de um discurso de submissão e repetição, mas como transformação e crítica, isto é, cada um construindo seu proprio discurso.Lembrá-lo implica contribuir para continuar sua obra, é avançar na investigação científica, é seguir a proposta de uma profunda transformação na maneira de pensar o mundo.
O livro foi idealizado por Francisco Genesio Lima de Mesquita, que na sua simplicidade de educador desde 1995 incorporou no seu ideario de vida a proposta freireana. Contempla diferentes temas e com cada um deles vai tecendo o grande ideario freireano. A mim particularmente me coube analisar a contribuição de Paulo Freire para uma educação Libertadora, trabalhando, onde se destacam alguns pontos:
- Paulo Freire não inventou um´método, pois para ele Educação é muito mais que um método , é um ato político;
- Para Paulo Freire educação é uma conduta, um conjunto de valores pedagógicos, um compromisso ; uma postura.
- Educar era para ele uma relação entre pessoas, sobretudo entre gerações, em que o educador cresce como sujeito, busca caminhar junto com o coletivo, aprende a reconhecer o saber popular e reconhece os saberes do povo, seu pensar, seus valores, sua cultura. Pedagogía do Oprimido sua primeira e principal obra é uma contribuição à teoría dialética do conhecimento,para o qual a melhor maneira de pensar a pr´tica é retornar a ela, para depois transforma-la. O artigo conta ainda com uma analise da experiência de Paulo Freire como Secretário de Educação de S.Paulo e apresenta algumas sugestões de como se ensina e se aprende para Paulo Freire.
Á obra é indicada para professores, estudiosos de Educação, onde se pode aprender muito sobre o que o pensamento freireano aprendendo que é impossivel compreender a vida e a existência humana sem amor e sem busca do conhecimento.
Maria Sirley - 13/09/2013
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